Navigation Menu+

bioDIVERSIDADE com Arte

Blog do Barreiros

10 de novembro de 2015

Somos motivados a preservar o ambiente natural quando nos percebemos parte dele, quando o valorizamos e compreendemos a sua importância para a nossa sobrevivência.

Durante a Oficina de Meio Ambiente os alunos tem observado a Mata Atlântica que os cerca em caminhadas nas trilhas do Barreiros, conhecendo o nosso projeto de regeneração da mata nativa, identificando a variedade de seres vivos em pequenos espaços delimitados e verificando a qualidade da água do rio que atravessa o bairro do Itaguaçu. Para expressar e registrar esse rico aprendizado escolhemos a arte. Isabel Galvanese, artista plástica, escritora e ilustradora de livros infantis aceitou nosso convite para realizar uma oficina de pintura.

Isabel iniciou a atividade com um breve documentário sobre a vida do artista Antônio Carelli, de Caraguatatuba. Em seguida formou uma roda de conversa sobre o livro “O Artista que Teimava em Ser Muitos”, ilustrado por ela. O livro conta a história de Carelli que, ao longo da narrativa, se transforma em animais da Mata Atlântica ao trabalhar em seu quadros, painéis, mosaicos e esculturas. A trama envolvente transportou os alunos ao mundo da arte e inspirou-os a expressar o vivido. Um painel de quatro metros de largura foi pintado coletivamente por quatro turmas, que se alternaram para preencher cada espaço em branco com cores e os mais variados animais da Mata Atlântica.

Ficou lindo!!!!!

Confira algumas fotos

BIODIVERSIDADE COM ARTE