Objetivo
Trabalho em grupo e resolução de conflitos.
Desenvolvimento
A brincadeira a ser feita é uma variação do cabo de guerra.
Dividir a sala em dois grupos: A e B. Em seguida divida o grupo A em dois e o grupo B também, com isso teremos dois grupos de cada.
Ocorrerão duas disputas simultâneas, uma ao lado da outra, de forma que os grupos A fiquem lado a lado, assim como o B. Ao sinal do professor, os grupos começam o duelo, a 2 a 3 metros de distância (paralelamente) do outro grupo.
Nesta atividade, os alunos de um grupo podem se juntar ao outro a qualquer momento, cabe a eles avaliarem quem e quando trocam de grupo para ajudar seus vizinhos aliados, ou seja: se o grupo aliado ao lado estiver perdendo, algum integrante pode ir ajudar e voltar para a sua disputa.
Quando a primeira disputa acabar, todos irão para a do lado. Cada disputa vale um ponto que será somado ao placar do dia. Cabe ao professor avaliar quantas rodadas terão durante a aula.
Obs: é importante dar um intervalo entre os duelos, para que os alunos ajustem suas táticas.
A ideia desta brincadeira foi bolar algo que exigisse tomadas de decisões (individual ou em grupo) livremente.
Algumas situações podem causar conflitos como: alguém largar a corda na hora errada, ganhar ou perder, a pessoa sempre querer fazer a mesma coisa, xingamentos, comemorações exageradas, alguém ser muito autoritário… Devido ao potencial de conflitos desta atividade o professor deve estar atento para intervir (apenas o necessário), para não virar briga.
Inesperadamente, nenhum grupo teve problemas graves de relacionamento durante a atividade, uns grupos assimilaram melhor do que outros as possibilidades de ações táticas e isso lhes davam uma vantagem, mas como meu objetivo não era (mas poderia ser) o sucesso tático e técnico da brincadeira, no momento do feedback eles receberam elogios baseados na capacidade de resolver os conflitos durante a atividade e não por terem ganhado ou perdido. Se os conflitos tivessem sido mal resolvidos, a reflexão seria sobre nossas dificuldades de resolvê-los e as consequências disso.