Navigation Menu+

“Cadáveres Delicados”

Blog do Barreiros

15 de junho de 2016

Em meados do século passado, dentro de um movimento artístico chamado Modernismo, um grupo de artistas trouxe para a História da Arte uma proposta inovadora: representar paisagens e seres diferentes dos que vemos na realidade; mundos que mais se parecem com aqueles que vivemos em sonhos ou na imaginação. A esta nova vertente da arte foi dado o nome de Surrealismo.

O Surrealismo trouxe ares de liberdade com sua nova visão de mundo. Até hoje contagia a imaginação de quem aprecia as obras de seus artistas e faz soltar o braço e a mente de quem se aventura a experimentar os métodos que eles criaram! E foi isto o que aconteceu quando os alunos do Barreiros estudaram um pouquinho sobre os surrealistas e emprestaram sua proposta de desenho coletivo, a que chamaram de “Cadáveres Delicados”.

Para realizar os Cadáveres Delicados, os alunos se dividiram em grupos de no mínimo três pessoas, com a ideia de criarem seres imaginários, bem malucos mesmo. Um começava fazendo a cabeça, depois passava para o colega do lado, que não podia ver o que o outro tinha desenhado, e então este continuava a figura acrescentando o tronco e os braço; depois passava para o terceiro, que fazia as pernas e os pés. Por fim, o grupo abria o desenho e um ser completo e cheio de personalidade se apresentava!

Para esta atividade só havia duas regras: a primeira era que ninguém podia ver o que estava sendo criado antes ficar pronto; e a segunda era que cada um tinha que criar partes bem esquisitas, bem diferentes do mundo real.

No final da atividade, os seres criados foram reunidos em painéis para apreciação e todos se surpreenderam com tamanha criatividade! Ficou claro para os alunos que, quando a gente fica à vontade para desenhar “do nosso jeito”, livre de padrões ou expectativas, a criação rola solta. E também ficou evidente que, quando várias cabeças criam juntas, o trabalho fica bem mais rico!

Agora nossas salas de aula estão povoadas por estes seres imaginários! Vejam abaixo alguns deles.