Objetivo
Levar os alunos a:
- Conhecer e identificar as partes do seu corpo.
- Relacionar as funções.
- Identificar os órgãos sexuais do homem e da mulher.
Material
Cartazes com imagens de partes do corpo do homem e da mulher.
- Folhas de papel pardo ou cartolina.
- Pincéis atômicos de cores diversas (pelo menos dois para cada aluno)
- Fita colante.
Desenvolvimento
O coordenador faz uma breve explanação sobre o tema.
Exposição dos cartazes com figuras do corpo humano.
Distribuir uma folha de papel pardo e pincel atômico para cada grupo de quatro alunos.
Um (a) aluno (a) deita-se sobre o papel enquanto os outros traçam o seu contorno com o pincel atômico. Terminada a tarefa, fixar na parede os desenhos feitos e comparar aos cartazes previamente apresentados com as figuras.
Solicitar aos participantes que denominem as diferentes partes do corpo e as suas funções, usando o cartaz com as figuras e indicando sua localização correta no outro cartaz com o contorno.
* Acrescentar e esclarecer conceitos e conhecimentos equivocados.
Dar início à discussão, dirigindo ao grupo questões como: Por que é difícil falar sobre as partes do corpo relacionadas à nossa atividade sexual? Porque a sexualidade é tratada como piada, desrespeito ou muita timidez? Porque é importante o respeito pelo nosso corpo e pelo corpo do outro?
* Encerrar a discussão com as considerações necessárias.