Navigation Menu+

E agora 9º ano?

Blog do Barreiros

24 de novembro de 2016

Nossos alunos que frequentam o 9º ano nas escolas parceiras vão se formar! É um momento especial de comemoração e de mudança. Uma ocasião propícia para desafiá-los com a pergunta: “Vocês vão fazer o que todo mundo faz, ou querem conhecer e refletir sobre as opções que tem pela frente?”

Diversos alunos e familiares aceitaram o convite e reuniram-se conosco para conversar sobre essas possibilidades. A reunião começou com um lanche gostoso e contou com os depoimentos de Graziela Silva, professora da Escola Técnica de São Sebastião (ETEC), de nossa ex-aluna Danielle Miguel, que frequenta atualmente essa escola e de Rodrigo Firmino, professor da rede municipal que tomou a iniciativa de preparar seus alunos de 9º ano para o concorrido exame da ETEC.

Conversamos inicialmente sobre a ETEC e seu Vestibulinho e sobre o ensino médio nas escolas estaduais de Ilhabela, principais caminhos para continuidade dos estudos. Apresentamos cursos técnicos de menor duração, que podem ser frequentados juntamente com o ensino médio e orientamos aqueles que desejam uma experiência inicial no mundo do trabalho a procurar os programas de aprendizagem oferecidos no município*, assim como os estágios remunerados da prefeitura.

Ficamos muito felizes por constatar que a maior parte dos alunos deseja cursar o ensino médio numa escola que os prepare para a faculdade ou lhes dê uma habilitação técnica para favorecer a entrada no mercado de trabalho. Desta constatação surgiu a proposta de oferecer aulas preparatórias para o exame da ETEC, que estão sendo ministradas pelo prof. Rodrigo no Barreiros.

Felicidade de professor é ver jovem querendo se aprimorar, se desenvolver!

Que 2017 traga muitas oportunidades! É isso que desejamos para vocês, nossos queridos!

Confira algumas fotos

* A legislação determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica), cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados.