Navigation Menu+

Educação com Cuidado

Os dicionários nos informam que, além de instruir e transmitir saber, EDUCAR significa dar a (alguém) todos os CUIDADOS necessários ao pleno desenvolvimento de sua personalidade.

Seguimos esse preceito: EDUCAMOS com CUIDADO!

Cuidar é mais do que dar atenção, é uma atitude na relação com o outro que envolve zelo, desvelo, preocupação, responsabilização e vínculo afetivo.

Procuramos incorporar no processo educacional os fatores cognitivos, emocionais e sociais. É notório que uma criança que se vê de forma negativa tem pouca autoconfiança e pode apresentar dificuldades para aprender ou enfrentar desafios e situações novas. Fundados nessa concepção ampliada, nossos educadores praticam o acolhimento, a sintonia e a compreensão. Procuram respeitar as histórias, os recursos e os ritmos individuais.

Educamos integralmente!

Acreditamos que o ser humano pleno é aquele que percebe o mundo ao redor, que se sensibiliza, que se solidariza e que coopera.  É o adulto capaz de compreender e de intervir no mundo em que vive, valorizando a própria cultura, ocupando os espaços comunitários e respeitando a diversidade.

Como contribuir na formação desse ser em sua totalidade?

Escolhemos dar nossa contribuição trabalhando valores e atitudes, praticando a reflexão, a criação, as diversas formas expressão e de construção coletiva. Favorecemos a ampliação cultural, o acesso às linguagens do nosso tempo e às praticas de cuidado consigo e com o meio ambiente, levando em conta realidade cotidiana do educando, o saberes da família e da comunidade.

Unimos os nossos esforços aos da escola e da família de forma a articular os diversos mundos e contextos nos quais crianças e adolescentes estão inseridos. Essa comunicação e parceria entre os universos por onde a criança e o jovem transitam confere coerência e consistência ao processo educativo. A interlocução possibilita a troca de experiências, o estabelecimento de objetivos comuns e a implementação de ações conjuntas.