Navigation Menu+

Intervenção no Barreiros

Blog do Barreiros

1 de junho de 2016

Temos no Barreiros belíssimos exemplares de Pau-mulato, árvore nativa que possui tronco liso e brilhante. Para alguns alunos é muito tentador deixar uma marca em sua linda superfície! Infelizmente encontramos recentemente danos nos troncos claramente causados por esse impulso.

Como lidar com situação tão indesejável para a maioria de nós, alunos, professores e funcionários, que admiramos o lindo jardim da Associação e desejamos que todas as árvores cresçam com saúde, integridade e beleza?

Ao invés da mera “punição dos culpados”, escolhemos o caminho da reflexão, do resgate dos valores e atitudes e do cuidado com o ambiente que queremos preservar. Para isso empregamos a expressão artística.

Apresentamos aos alunos que frequentam o SUB 15 – segundas e quartas- uma nova ferramenta de comunicação muito presente nas grandes cidades, geralmente utilizada para expressar o questionamento: “a intervenção urbana”. O termo designa ações visuais realizadas em espaços públicos.

Discutimos bastante o tema em classe, considerando os ambientes urbanos e naturais de Ilhabela e, com base nessa reflexão, os alunos desenvolveram uma ação de intervenção. Aproveitamos a oportunidade para desenvolver as habilidades de trabalho em grupo. Cada um deu sua melhor contribuição ao processo: ideia, escrita, pintura, ou montagem da exposição.

O local escolhido foi a área utilizada após o lanche, onde brincam, jogam bola e relaxam entre as aulas. Nesse espaço estão também os Paus-mulatos danificados.

O produto desse processo foi uma grande instalação no jardim, que deu “voz” às árvores, causando certo estranhamento no cotidiano da Associação. A intervenção instigou, provocou a curiosidade e favoreceu a abordagem do tema pelos distintos grupos ao longo da semana.

Confira algumas fotos