Navigation Menu+

Leitura em todo canto

Blog do Barreiros

10 de outubro de 2016

Você gosta de ler? Já sei! Acha chato, trabalhoso!

Você adora? Olha só! Já sei como é! Deve ter achado uma revista com seus assuntos prediletos, ou será que ela tem contos de terror? Ah! Gosta de livros com imagens de cães de raça, ou prefere aqueles que contam histórias de amor?

Estamos em busca desse encantamento. Queremos que os alunos leiam cada vez mais enquanto estão no Barreiros e encontrem espaços de leitura para além da sala de aula. Decidimos então distribuir textos de variados gêneros em todo canto.

Tudo ocupado por textos divertidos! Banheiros com poemas e letras de músicas; reportagens e dicas de maquiagem nas mesas do refeitório; receitas e contos distribuídos pelas salas de aula e, nesta semana, um poema/intervenção ganhou o percurso rumo ao refeitório. Ao caminhar pelas pisadas de paralelepípedos encontramos uma pedra e diversos fragmentos do poema “No Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade.

Foram criados também os “Balaios de Leitura”, tachos ou cestos coloridos, muito bem organizados, contendo livros atraentes pelo seu conteúdo e pelas belas ilustrações. A leitura dos livros dos balaios acontece na sala de aula e é sempre precedida pela apresentação do professor, que procura ressaltar os atrativos de cada livro:

“Eu adoro este livro! Ele conta a história de um pai que não consegue mostrar ao filho que o ama…”

“Olha, este livro conta a história de um menino que tem fogo no rabo!!!! (rsrs). Às vezes os meninos tem, né? Chama-se Menino Maluquinho. Você também tem fogo no rabo? ”

Todos os nossos leitores são também “críticos literários”. Ao final da leitura, encontram na contracapa uma ficha para avaliar o livro, pintando de 1 a 4 estrelinhas e registrando os motivos pelos quais recomendam ou não aquele livro aos colegas.

Confira algumas fotos