Navigation Menu+

Observando Rios

Blog do Barreiros

22 de maio de 2015

Rios limpos asseguram água adequada para o abastecimento humano, contribuem para a melhor qualidade da água do mar e dão abrigo a milhares de espécies de plantas e animais. Rios sujos nos remetem a doenças, mar impróprio para banho e ambiente sem vida!

Ilhabela possui uma grande quantidade de rios e córregos, o que não é comum para uma ilha oceânica. Desejando que esta e as futuras gerações desfrutem de rios de água limpa nos integramos ao Projeto Observando Rios. A iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica mobiliza 2 mil pessoas reunidas em 100 grupos de diversas regiões em ações de monitoramento de rios e córregos com foco na educação ambiental. Os dados coletados são reunidos no relatório o “Retrato da Qualidade da Água no Brasil”, divulgado anualmente.

Desde abril deste ano os alunos do Programa SUB 15 estão acompanhando mensalmente a qualidade de três córregos: Itaguaçu, Siriúba e Armação.

A preparação para o monitoramento teve início com a palestra “A importância da Água”, realizada por profissionais do Instituto Ilhabela Sustentável, que coordena a ação em Ilhabela. Em seguida, nossos alunos foram treinados para utilizar um Kit de análises para medição de 16 parâmetros, que incluem níveis de oxigênio, fósforo, PH, odor, aspectos visuais, entre outros, e classifica a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de acordo com a legislação: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).

Os resultados de abril foram:

CÓRREGO QUALIDADE
ITAGUAÇÚ 24,2 (ruim)
SIRIÚBA 30,5 (regular)
ARMAÇÃO 29,3 (regular)

Confira algumas fotos

Observando Rios
 



Para saber mais
https://www.sosma.org.br/projeto/rede-das-aguas/