Navigation Menu+

Nossos educadores trabalham em Grupo!

Blog do Barreiros

17 de agosto de 2015

 


Somos seres gregários. Nosso bem estar está intimamente ligado àqueles que nos cercam. Esta natureza social não garante, contudo, que tenhamos facilidade de nos relacionar em grupo.

Será que a educação formal nos prepara para atuar coletivamente, para negociar, para mediar, para buscar consensos, para valorizar as aptidões de cada um e compor da melhor forma essas qualidades? Provavelmente não. O aprendizado para atuação em grupo de forma cooperativa raramente integra o programa escolar. Em geral estas habilidades são adquiridas na vida lá fora, com bastante esforço.

A construção coletiva constitui um dos focos da proposta de trabalho da Associação Barreiros. E procuramos exercê-lo em todos os níveis, a começar pela equipe pedagógica. Reunimo-nos semanalmente por 5 horas para trocar experiências e construir uma visão comum sobre a prática educacional aplicada ao nosso contexto de atuação. Definimos linhas de ação e planejamos as aulas para garantir que os conteúdos sejam integrados e complementares.

Na primeira reunião de agosto o GETEP propôs uma atividade grupal para “alinhavar” o planejamento do 2º semestre. Cada professor escolheu as palavras-chaves do seu planejamento. Numa grande folha de papel essas palavras foram escritas, compondo uma “cruzadinha”. Ao final do processo as diversas equipes de professores elaboraram textos coletivos relatando seu “projeto semestral”.

Nesse exercício pudemos integrar planejamentos individuais, tornar claros os objetivos e, sobretudo, continuar nossa formação como mediadores do trabalho grupal de nossos alunos.

Confira algumas fotos

Reunião de sexta