Navigation Menu+

Parceiros e Comunidade

A formação integral só acontece quando há envolvimento de toda a sociedade na educação de suas crianças e jovens. Os diversos atores que participam do processo educativo devem procurar caminhos comuns aproximando-se, diálogando e compartilhando experiências.

O GETEP, responsável pela proposta de atendimento da Associação Barreiros, mapeou previamente as ações socioeducativas destinadas a crianças e adolescentes em Ilhabela, procurando assim evitar a sobreposição de atividades entre os diversos projetos. Também planejou os programas a partir de articulação com a Secretaria da Educação do município, as escolas, as famílias e instituições de atendimento.

Desde a implantação dos programas tem sido realizadas com frequência reuniões para coordenação de ações com gestores da educação do município e das escolas parceiras. A Associação mantém ainda contato constante com as escolas parceiras para abordagem de assuntos e temas que dizem respeito aos alunos atendidos.

Sempre que possível a Associação Barreiros estende a professores da rede pública o convite para participar de atividades de formação de seus educadores.

A relação com as famílias também é estreita. Realizamos reuniões individuais ou coletivas com pais ou responsáveis. Organizamos festas semestrais, durante as quais prestamos esclarecimentos e propomos conversas e vivências relacionadas aos programas desenvolvidos e às questões ligadas a educação. Oferecemos ainda aos pais e responsáveis palestras e projetos de alfabetização e de geração de renda, bem como encontros para discussão de temas ligados à educação.

Em 2014, procurando uma sintonia ainda maior com a Política Pública de Educação, incorporamos parte dos projetos à grade horária de uma escola pública que introduziu o ensino em período integral. Os alunos atendidos passam 2 períodos semanalmente nas instalações da Associação desenvolvendo projetos e atividades na áreas de arte, cultura e meio ambiente.