Navigation Menu+

Projeto Circo – Sub11

1º semestre de 2014

20 de setembro de 2014

Este projeto insere-se no PROGRAMA SUB 11 que atende crianças cursando o ensino fundamental I em escolas públicas de Ilhabela e tem como focos o estímulo à leitura e à escrita, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão, o respeito, os cuidados consigo e com o meio ambiente e a construção coletiva. É executado integralmente ao longo de um semestre. SAIBA MAIS

Alunos de 3º a 5º ano – Duração: 2 meses

O Circo reúne público e artistas na arena, um espaço circular que simboliza união e plenitude, assim como movimento e expansão. O universo circense convida à ludicidade, à expressão, à arte, ao desafio e à cooperação, aspectos estes muito importantes no desenvolvimento da criança e do adolescente. Utilizamos a linguagem e as técnicas circenses para favorecer o autoconhecimento, a consciência e o desenvolvimento corporais, o trabalho em grupo, o respeito e a leitura e escrita.

Aqui você pode ver as imagens da algumas das inúmeras atividades que realizamos.

Atividades

5Tamanduá-12-03-bolas de malabares - 2 e 4 (2)Bolinhas para malabares – Em duplas, com o auxílio de funis feitos de papel, despejamos lentamente painço misturado a arroz em uma bexiga encaixada na boca de uma garrafa PET. Depois de encher a bexiga num diâmetro compatível com a mão da criança, foram oferecidas mais duas bexigas com os bicos cortados para revestir as bolinhas. Cada criança fez um kit com 3 bolinhas para treino na atividade de malabares. Exercitamos desta forma a cooperação e a coordenação fina.
Caxinguele-12-05-malabares (19)Malabarismo – Passamos ao reconhecimento das bolinhas confeccionadas por meio de jogos, manipulação e esclarecimentos. No segundo momento assistimos ao vídeo explicativo sobre a execução do malabarismo com bolinhas. Foi distribuída inicialmente 1 bolinha para cada aluno. Na medida em que se familiarizava com a bolinha, o aluno recebia mais uma, até que fosse capaz de manipular 3 bolinhas.
Tamanduá-01-04-Chula de palhaço (2)História do palhaço Benjamim – Lemos o livro Benjamim, O Filho da Felicidade, que trata da vida de palhaço negro nascido na época da escravidão. Conversamos bastante sobre os temas circo e escravidão tentando contextualizá-los historicamente. Depois aproveitamos a referência que o livro faz à comunicação utilizada na época para divulgação dos espetáculos circenses, onde o “palhaço cartaz” era responsável por atrair a atenção das pessoas declamando versos pelas ruas e distraindo a garotada. Fizemos o ditado com os versos utilizados pelo Palhaço Benjamin e a correção coletiva dos textos.
duplas de palhaço grupo tucano (3)Duplas de Palhaço – Os alunos em duplas anotaram as qualidades e defeitos de cada um. Conjuntamente compuseram, a partir dessas características, a personalidade de seus palhaços. A mímica auxiliou na constituição da dupla, enfatizando corporalmente as características identificadas. O trabalho foi concluído com a escolha de um nome para o palhaço. Quando nariz de cada um era pintando, o seu palhaço surgia magicamente.
Morcego-27-05- maquiagem (49)Caracterização dos Palhaços – As crianças esboçaram individualmente com giz pastel a maquiagem do seu palhaço. Cada integrante das duplas ficou responsável por maquiar o companheiro conforme o esboço criado por este. Também foram confeccionadas gravatas para compor o figurino.
DSC02667 - CópiaAcrobacias de Solo – A acrobacia foi escolhida por propiciar o fortalecimento da autoconfiança, a consciência das potencialidades e limitações, a coordenação física, o cuidado consigo e o respeito pelo outro. Iniciamos o processo discutindo sobre o significado de confiança. Quando alguns combinados já estavam feitos, começamos a trabalhar com cambalhotas e outras atividades de solo, em duplas e trios, passando posteriormente a atividades que requerem maior contato físico. Procuramos compartilhar sempre as sensações vividas e os objetivos alcançados durante as experiências. O processo culminou com a construção da pirâmide humana, quando os grupos mostraram estar preparados para uma atividade verdadeiramente colaborativa, na qual todos são igualmente importantes para o alcance de um objetivo comum.

Confira mais fotos das atividades

Error: the communication with Picasa Web Albums didn’t go as expected. Here’s what Picasa Web Albums said:

The Picasa API is deprecated. See https://developers.google.com/picasa-web/ for more details and the migration guide.

Confira também alguns vídeos das atividades