Navigation Menu+

Projeto Circo – Sub11

1º semestre de 2014

20 de setembro de 2014

Este projeto insere-se no PROGRAMA SUB 11 que atende crianças cursando o ensino fundamental I em escolas públicas de Ilhabela e tem como focos o estímulo à leitura e à escrita, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão, o respeito, os cuidados consigo e com o meio ambiente e a construção coletiva. É executado integralmente ao longo de um semestre. SAIBA MAIS

Alunos de 3º a 5º ano – Duração: 2 meses

O Circo reúne público e artistas na arena, um espaço circular que simboliza união e plenitude, assim como movimento e expansão. O universo circense convida à ludicidade, à expressão, à arte, ao desafio e à cooperação, aspectos estes muito importantes no desenvolvimento da criança e do adolescente. Utilizamos a linguagem e as técnicas circenses para favorecer o autoconhecimento, a consciência e o desenvolvimento corporais, o trabalho em grupo, o respeito e a leitura e escrita.

Aqui você pode ver as imagens da algumas das inúmeras atividades que realizamos.

Atividades

5Tamanduá-12-03-bolas de malabares - 2 e 4 (2)Bolinhas para malabares – Em duplas, com o auxílio de funis feitos de papel, despejamos lentamente painço misturado a arroz em uma bexiga encaixada na boca de uma garrafa PET. Depois de encher a bexiga num diâmetro compatível com a mão da criança, foram oferecidas mais duas bexigas com os bicos cortados para revestir as bolinhas. Cada criança fez um kit com 3 bolinhas para treino na atividade de malabares. Exercitamos desta forma a cooperação e a coordenação fina.
Caxinguele-12-05-malabares (19)Malabarismo – Passamos ao reconhecimento das bolinhas confeccionadas por meio de jogos, manipulação e esclarecimentos. No segundo momento assistimos ao vídeo explicativo sobre a execução do malabarismo com bolinhas. Foi distribuída inicialmente 1 bolinha para cada aluno. Na medida em que se familiarizava com a bolinha, o aluno recebia mais uma, até que fosse capaz de manipular 3 bolinhas.
Tamanduá-01-04-Chula de palhaço (2)História do palhaço Benjamim – Lemos o livro Benjamim, O Filho da Felicidade, que trata da vida de palhaço negro nascido na época da escravidão. Conversamos bastante sobre os temas circo e escravidão tentando contextualizá-los historicamente. Depois aproveitamos a referência que o livro faz à comunicação utilizada na época para divulgação dos espetáculos circenses, onde o “palhaço cartaz” era responsável por atrair a atenção das pessoas declamando versos pelas ruas e distraindo a garotada. Fizemos o ditado com os versos utilizados pelo Palhaço Benjamin e a correção coletiva dos textos.
duplas de palhaço grupo tucano (3)Duplas de Palhaço – Os alunos em duplas anotaram as qualidades e defeitos de cada um. Conjuntamente compuseram, a partir dessas características, a personalidade de seus palhaços. A mímica auxiliou na constituição da dupla, enfatizando corporalmente as características identificadas. O trabalho foi concluído com a escolha de um nome para o palhaço. Quando nariz de cada um era pintando, o seu palhaço surgia magicamente.
Morcego-27-05- maquiagem (49)Caracterização dos Palhaços – As crianças esboçaram individualmente com giz pastel a maquiagem do seu palhaço. Cada integrante das duplas ficou responsável por maquiar o companheiro conforme o esboço criado por este. Também foram confeccionadas gravatas para compor o figurino.
DSC02667 - CópiaAcrobacias de Solo – A acrobacia foi escolhida por propiciar o fortalecimento da autoconfiança, a consciência das potencialidades e limitações, a coordenação física, o cuidado consigo e o respeito pelo outro. Iniciamos o processo discutindo sobre o significado de confiança. Quando alguns combinados já estavam feitos, começamos a trabalhar com cambalhotas e outras atividades de solo, em duplas e trios, passando posteriormente a atividades que requerem maior contato físico. Procuramos compartilhar sempre as sensações vividas e os objetivos alcançados durante as experiências. O processo culminou com a construção da pirâmide humana, quando os grupos mostraram estar preparados para uma atividade verdadeiramente colaborativa, na qual todos são igualmente importantes para o alcance de um objetivo comum.

Confira mais fotos das atividades

Caracterização dos Palhaços

Duplas de Palhaço

Malabarismo

Bolinhas para malabares

História do Palhaço Benjamim

Acrobacias de solo

     


Confira também alguns vídeos das atividades