Navigation Menu+

Projeto Circo – Sub15

1º semestre de 2014

20 de setembro de 2014

Este projeto insere-se no PROGRAMA SUB 15 que atende crianças e adolescentes cursando o ensino fundamental II em escolas públicas de Ilhabela e tem como focos o conhecimento de si, do outro e do ambiente; a autoconfiança; o respeito mútuo; a construção coletiva; a ampliação do horizonte cultural; a comunicação verbal e escrita; o uso adequado da informática; a reflexão e discussão de temas pertinentes à adolescência; o reconhecimento e a valorização da diversidade. É desenvolvido integralmente ao longo de um semestre. SAIBA MAIS

Alunos de 6º a 9º ano – Duração: 2 meses

O Circo reúne público e artistas na arena, um espaço circular que simboliza união e plenitude, assim como movimento e expansão. O universo circense convida à ludicidade, à expressão, à arte, ao desafio e à cooperação, aspectos estes muito importantes no desenvolvimento da criança e do adolescente. Utilizamos a linguagem e as técnicas circenses para favorecer o autoconhecimento, a consciência e o desenvolvimento corporais, o trabalho em grupo e o respeito.

Aqui você pode ver as imagens da algumas das inúmeras atividades que realizamos.

Atividades

traineira- espelho (3)Conhecimento do Corpo (apenas período 2ª e 4ª tarde) – Procuramos com diversas atividades físicas e plásticas promover a maior consciência do corpo, suas potencialidades, suas limitações e os cuidados que exige. Em circulo utilizamos jogos que ajudam no conhecimento das partes do corpo e articulações. Os alunos preencheram o questionário Como eu Sou? e, em duplas, desenharam o corpo em folha de papel Kraft para depois decorá-lo com diversos materiais oferecidos, criando uma imagem própria diferente da convencional.
esrita criativa (8)Experimentando a Comédia (apenas período 2ª e 4ª tarde) – Preparamos os grupos para criação do Palhaço, pesquisando sobre o gênero Comédia. Discutimos sobre o que nos faz rir e que recursos de escrita favorecem a criação de algo que seja cômico. Os alunos receberam folhas de papel e listaram fatos pessoais engraçados e características físicas e pessoais para trabalhar em texto e/ou cena cômica. Em seguida, cada aluno encheu uma bexiga e colocou dentro dela uma tira de papel de alguma das 4 cores escolhidas. Brincamos um pouco com as bexigas cheias colocadas sobre o paraquedas. Depois da brincadeira cada um estourou uma bexiga e formamos 4 grupos, conforme a cor da tira de papel. Cada grupo recebeu um tema e um tipo de personagem selecionado a partir das listas criadas pelos alunos e criou uma história cômica que depois foi encenada.
Russia-14-05-Piramide (1)Acrobacias de Solo – A acrobacia foi escolhida por propiciar o fortalecimento da autoconfiança, a consciência das potencialidades e limitações, a coordenação física, o cuidado consigo e o respeito pelo outro. Iniciamos o processo discutindo sobre o significado de confiança. Quando alguns combinados já estavam feitos, começamos a trabalhar com cambalhotas e outras atividades de solo, em duplas e trios, passando posteriormente a atividades que requerem maior contato físico. Procuramos compartilhar sempre as sensações vividas e os objetivos alcançados durante as experiências. O processo culminou com a construção da pirâmide humana, quando os grupos mostraram estar preparados para uma atividade verdadeiramente colaborativa, na qual todos são igualmente importantes para o alcance de um objetivo comum.
russia-29-05-tecido (36)Tecido acrobático – Foram pendurados na estrutura da sala 2 tecidos especiais para trabalhos circenses. Os alunos experimentaram subir livremente até o final do tecido. No segundo momento, após assistir vídeos explicativos e receberem instruções adicionais, tiveram o desafio de subir com menor esforço e maior coordenação, utilizando os membros superiores para realizar a força e os inferiores para o apoio.
Traineira-11-03- 3 e 5 (3)Mímica – A mímica foi escolhida neste projeto por estimular a criatividade, o desenvolvimento das relações interpessoais, o repertório de movimento e o uso da comunicação não verbal. Em duplas os alunos contavam um ao outro um acontecimento relevante da sua vida. Na etapa seguinte deveriam criar uma só história a partir dos 2 relatos, dividi-la em 3 partes de apresentar ao grupo na forma de uma dramatização sem falas. Na terceira etapa uma nova fusão ocorreu formando apenas 2 grupos. Cada qual apresentou sua cena muda ao outro. Compartilhamos então a experiência no grupo.
Onda-08-05-Árvore generosa (8)Atividades Externas (apenas período 3ª e 5ª manhã) – Realizamos diversas atividades ao ar livre que transformam objetos simples como cordas e árvores em brinquedos valorizando a alegria, o uso do corpo, o desafio, a relação grupal. Numa linda manhã escalamos uma “montanha” e sentamos para acompanhar a leitura de A Árvore Generosa e refletir sobre a relação do homem com a natureza. Experimentamos ainda em outras aulas o circuito com obstáculos feitos com argolas, escadas, cordas, slack line, vendas para olhos e passeio na trilha.
DSC02683Preparação para a apresentação (apenas período 3ª e 5ª manhã) – Ao final do bimestre propusemos aos grupos que apresentassem seu trabalho de circo para os colegas do período, o que causou certa inibição. Procuramos então trabalhar esta dificuldade brincando de imitar o mestre, contando piadas e canções e realizando pequenas apresentações musicais. Compartilhamos as dificuldades e dicas que auxiliam na preparação e na organização de apresentações.

Confira mais fotos das atividades

Atividades Externas

Experimentando a Comédia

Tecido Acrobático

Preparação para Apresentação

Acrobacias de Solo

Mimica

Conhecimento do Corpo

   


Confira também alguns vídeos das atividades