A Associação Barreiros pôs em execução, em 2012, a proposta de, juntamente com as escolas, usar o cinema como elemento da cultura na sociedade, usando os filmes para integrar o cotidiano das famílias.
Uma das funções da escola é ampliar as experiências das crianças, sem desprezar seu currículo de vida e sua cultura. Para isso, precisa estabelecer diálogo entre a bagagem aportada pelos alunos e outras linguagens – como o teatro, a poesia, e as artes plásticas, a música, o cinema e outras manifestações artísticas e culturais.
O que distingue a experiência do cinema (e das outras manifestações artísticas na escola) é a intenção do educador – que define a seleção e as ações decorrentes do ato de ver, assistir, conhecer e vivenciar determinada obra. O filme pode ser tanto o elemento motivador das ações pedagógicas como ele mesmo ser tema a desenvolver. Por meio dos filmes é possível trabalhar com diferentes linguagens e explorar conteúdos de diversas áreas do conhecimento.
Sendo assim, a Associação Barreiros reafirma e amplia as oportunidades oferecidas para a formação integral das crianças e jovens das escolas municipais da cidade de Ilhabela-SP, continuando a oferecer o espaço do cinema e a apoiar os educadores na mediação com os conteúdos a serem trabalhados durante o ano escolar.
Ao oferecer mais essa opção aos educadores da rede do ensino público de Ilhabela, a Associação Barreiros enfatiza que a alegria, a fantasia e o lúdico podem aproximar adultos e crianças, no movimento de inventar e reinventar a realidade.
Sua proposta é a de facilitar o acesso dos alunos à produções cinematográficas que contribuam para a formação crítico-reflexiva do jovem e do adulto, bem como ampliar o repertório cultural e desenvolver a competência leitora, estabelecendo o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas.
Seu público prioritário é a rede pública de ensino do município de Ilhabela e seus alunos.