Navigation Menu+

Projeto Eu no mundo

Projetos Especiais

29 de março de 2015

Alunos de 9º ano

Realização: 2º semestre de 2014

Duração: 4 meses

No segundo semestre há sempre um grupo de alunos do 9º ano que se despede do Programa SUB 15 e prepara-se para cursar o ensino médio. Sua energia e sua atenção já estão dirigidas à nova etapa. Neste semestre encaramos o fato como uma oportunidade e preparamos um projeto especial para os 20 formandos do ensino fundamental.

Procuramos realizar atividades de autoconhecimento que despertam a consciência em relação aos sonhos, aos desejos e ao potencial de desenvolvimento de cada um. Exploramos possibilidades de empreender, de aceitar desafios e de buscar em si interesses, habilidades e potencialidades. Experimentamos em grupo, de forma colaborativa, as diversas etapas de criação, produção e venda de um produto.

Procuramos ainda orientar a sua trajetória de formação, considerando o momento vivido e o leque de possibilidades em Ilhabela.

Principais Atividades

BiscoitoBiscoito 123: Funcionou como um desafio culinário. Dividimos o grupo em 4 equipes para preparo do biscoito 123: (100g de manteiga, 200g de açúcar e 300g de farinha). O desafio era apresentar ao final do período o biscoito pronto e assado para que os outros alunos provassem e avaliassem. Para realizar a tarefa as equipes tiveram que dividir e gerenciar tarefas, organizar o espaço e realizar a limpeza posteriormente.
aguia-e-galinhaA águia e a galinha: Os alunos caminharam até a sala de artes com os pés amarrados. Ao chegar, de olhos vendados, encontraram a sala escura, e foram colocados em círculo, de onde ouviram a leitura de A Águia e a Galinha de Leonardo Boff. Na história a águia é criada como galinha por um camponês. A resignação e a submissão a impedem de reconhecer sua verdadeira vocação de ave de rapina. Ao término da leitura, os alunos foram convidados a romper o cordão que amarrava seus pés como símbolo de libertação de pensamentos limitantes como por exemplo: “ eu não sou bom nisso”, “ eu não nasci rico”, “eu moro longe”, “ eu não consigo”, “eu acho difícil conseguir…” . Terminamos a aula antes do lanche com a pergunta: Quem quer voar? A resposta foi unânime: Euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu”!Após o lanche, os alunos alçaram vôo em uma corda amarrada a árvore próxima ao mirante do Barreiros.
O-sonho-BandeiraBandeira de sonho “Lung Ta”: Os Lung Ta são bandeiras tibetanas que tremulam em lugares altos para trazer boa sorte, a energia da vida e a intenção de realização das iniciativas. Cada aluno confeccionou sua bandeira: escolheu o bambu, a cor do tecido, costurou e decorou. Durante a confecção foi estimulado a refletir sobre seu futuro e seus sonhos. A bandeira carregou esse sonho na forma de um registro escrito. As bandeiras foram fixadas no rio do Barreiros.
semelhancasSemelhanças e diferenças: Os alunos puderam identificamos pontos em comum e diferenças divididos em 2 grupos, frente a frente, Ao ouvir uma pergunta avançavam um passo quando a resposta era positiva e permaneciam no lugar quando fosse negativa. Algumas das perguntas: Quem nasceu em 2000? Quem mora com os pais? Quem nunca conheceu seus pais? Quem não tem pai? Quem não tem mãe? Quem tem irmãos? Quem tem somente irmãs? Quem mora em casa própria? Quem se considera pobre? Quem gosta de onde mora? Quem tem muitos amigos? Quem já perdeu um amigo? Quem já passou por uma situação perigosa? Quem se considera esperto? Quem se acha inteligente? Quem gosta de estudar? Quem acha que vai parar de estudar após o término do ensino médio? Quem vai trabalhar assim que terminar os estudos? Quem vai fazer faculdade? Quem vai casar? Quem vai ter filhos? Quem tem medo do futuro? Quem se acha capaz? QUEM VAI SE DAR BEM NA VIDA? Esse foi o aquecimento para uma conversa sobre periferia, morro, dificuldades, desafios e perspectiva de vida.
livrorecortado-falcoesComo transformar um sonho em realidade (várias aulas): Assistimos ao filme “Soul Surfer” baseado na vida de uma adolescente que, tendo perdido um braço após um ataque de tubarão não se entregou, foi atrás do seu sonho e vem inspirando jovens pelo mundo com sua lição de vida! Iniciamos então a leitura de trechos do livro de Eduardo Lyra, que reúne casos de jovens que conseguiram superar sua condição de exclusão social e realizar seus sonhos. Com base nesses depoimentos pudemos discutir sobre a visão que nosso grupo tinha sobre a perspectiva de vida, a profissionalização e as opções para o ensino médio.
alfajor-brasilDesenvolvimento de um produto para venda: O projeto abrangeu a preparação de “alfajores, a criação de embalagem, a definição de preço, a comercialização” e a continua reflexão sobre a experiência. Após o preparo de 138 doces, o grupo iniciou a venda no Barreiros, na Escola Paulo Renato e na Vila. O empreendimento gerou uma receita repartida entre os alunos que utilizaram sua parte da renda durante o passeio de formatura promovido pela Associação Barreiros.

Material de Referência

semelhanças e diferenças

A aguia e a galinha

bandeira de sonho Lung Ta

Biscoito 123

Desenvolvimento de um produto para venda


Material de Referência

LIVROS

BOFF, L.. A Águia e a Galinha”, Metáfora da Condição Humana. Vozes.
LYRA, E.. Jovens Falcões: O Espírito Transformador da Juventude Brasileira. Novo século

FILME

“Soul Surfer”. EUA. 2011

SITE

Site de Eduardo Lyra
http://www.jovensfalcoes.com.br/