Este projeto insere-se no PROGRAMA SUB 11 que atende crianças
cursando o ensino fundamental I em escolas públicas de Ilhabela e tem como focos o estímulo
à leitura e à escrita, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão, o respeito, os
cuidados consigo e com o meio ambiente e a construção coletiva. É executado integralmente
ao longo de um semestre. SAIBA MAIS
Alunos de 3º a 5º ano – Duração: 2 meses
Embora a Lua esteja tão presente em nossas vidas, não são evidentes a sua relação com o Sol e a Terra, as influências que exerce sobre o nosso planeta e a compreensão do seu ciclo. O tema oportuniza a exploração de inúmeros fenômenos como as fases da Lua, os eclipses, as estações do ano, as diferenças entre a visão do astro no hemisfério norte e sul, entre outros.
As investigações sobre esses fenômenos favorecem a pesquisa, a maior consciência sobre ambiente que nos cerca, o emprego de raciocínio lógico-dedutivo, a elaboração de registros e proporcionam momentos criativos e expressivos.
Atividades
Rodas de Conversa – Nas diversas rodas de conversa abordamos o Universo, buscando recolher o conhecimento prévio sobre o tema e posteriormente as impressões sobre a observação do firmamento considerando noite, dia, fases da Lua e outros fenômenos celestes.
Atividades de leitura e escrita – Criamos o “Passaporte para a Lua”, um livrinho confeccionado com informações e atividades sobre a Lua realizadas no decorrer do bimestre. O preenchimento das lacunas do passaporte permitiu trabalhar alguns dos erros mais comuns na ortografia e registrar as pesquisas sobre a data do próprio nascimento, as fases da lua e dados sobre o planeta em que vivem. Também lemos e interpretamos letras de canções relacionadas ao tema antes de cantá-las. Finalmente escrevemos mensagens que gostaríamos de enviar à Lua no grande foguete.
Experiência do ciclo lunar: Em sala de aula utilizamos luz artificial e objetos esféricos para representar a Lua e a Terra. Simulamos o ciclo da Lua, os eclipses, as estações do ano; a visão da Lua nos hemisférios norte e sul.
Investigação e exploração sobre o ambiente lunar: Discutimos e pesquisamos na sala de informática sobre exploração do espaço, a chegada do homem na Lua, o ambiente lunar, as condições para existência de vida, os astronautas e seu treinamento, os meios de transporte utilizados no espaço. Construímos um ônibus espacial e um porta-retratos com as fotos dos nossos astronautas.
Construção de um foguete: Os alunos construíram um grande foguete de papelão. A decoração foi composta de colagens e das mensagens que cada aluno preparou para “enviar à Lua”.
Confira mais fotos das atividades
Rodas de conversa
Experiência do ciclo lunar