Navigation Menu+

Projeto Memória – Sub11

1º semestre de 2014

20 de setembro de 2014

Este projeto insere-se no PROGRAMA SUB 11 que atende crianças cursando o ensino fundamental I em escolas públicas de Ilhabela e tem como focos o estímulo à leitura e à escrita, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a expressão, o respeito, os cuidados consigo e com o meio ambiente e a construção coletiva. É executado integralmente ao longo de um semestre. SAIBA MAIS

Alunos de 4º a 5º ano – Duração: 2 meses

Memória reporta-nos à capacidade de adquirir e recuperar informações disponíveis, seja internamente, no cérebro, seja externamente, por intermédio dos diversos registros gráficos, fotográficos, escritos ou eletrônicos criados ao longo dos tempos. Escolhemos trilhar no Programa SUB 11 duas abordagens do tema. A primeira enfatizou a recuperação de momentos significativos vividos pelas crianças por meio dos sentidos e recordações. A segunda buscou o contato mais consciente com a memória orgânica, valorizando-a nestes tempos em que seu espaço é cada vez mais ocupado pelos dispositivos eletrônicos. Os principais recursos empregados foram leitura e escrita, jogos e treinos mentais e artes plásticas.

Atividades

Oficina de Memória e Percepção

Tamanduá-05-05-historia catador de pensamentos (2)O Catador de Pensamentos – Lemos o livro Origem das Tintas para compreender melhor a formação das cores, sua classificação entre quentes e frias. Em seguida lemos o livro Catador de Pensamentos, cujo personagem guarda em sua bolsa os pensamentos coloridos que captura no ar e armazena na estante em ordem alfabética. Conversamos a respeito dos sentimentos, relacionando-os a cores quentes ou frias. Registramos o sentimento em uma palavra e realizamos um desenho utilizando a cor correspondente.
Jaguatirica-Frutas-Leandro 21-5 (59)Memória do paladar – Experimentamos frutas e legumes com olhos vendados e procuramos diferenciá-los considerando textura, sabor, acidez, amargor etc. A cada experiência, procuramos reter a lembrança despertada. Realizamos um registro com texto e imagens sobre a vivência.
Tamandua-28-04-contação de historia (1)Musica e Memória – Lemos o livro O Monstruoso Segredo de Lili que trata de brincadeiras vividas na escola e vínculos que nela se estabelecem. Depois nos dedicamos a experimentar alguns instrumentos musicais, tocar e cantar trechos de canções que trazem lembranças do cenário escolar e suas brincadeiras. No terceiro momento cada um completou a frase: “essa música me faz lembrar de…” e acrescentou desenhos e outras frases. As frases foram transformadas em poemas e as canções escolhidas foram ilustradas.
Tamanduá-12-05- ativ. sobre cheiros (4)Memória do Olfato – Iniciamos o dia com uma chamada diferente: quando ouvia seu nome cada um tinha que mencionar um “cheiro” que lembrasse ao invés de “presente”. Em seguida produzimos pequenos saquinhos com tecido e cordão e saímos pelo jardim, pela horta e pela praia, recolhendo objetos com nos reportassem a odores significativos. Voltamos para a sala e expusemos os objetos recolhidos para conversar a respeito. Fizemos então registros completando a frase “ o cheiro de…. me lembra….”.

Oficina de Lembranças e Exercícios de Memória

Untitled-2Versões de uma História – Escolhemos uma versão alternativa para um conto de fadas bem conhecido das crianças. Lemos A Verdadeira História dos Três Porquinhos, na qual a autora dá uma versão que inocenta o Lobo Mau. Pedimos então que as crianças reescrevessem a história e ilustrassem-na.
chapeuzinho-vermelho2História com Cata Objeto – Os alunos sentaram-se frente a frente com a mão na cabeça e um objeto entre eles. O professor passou a contar a história do Chapeuzinho Vermelho. Todas as vezes que mencionava “chapeuzinho vermelho” as crianças deviam pegar o objeto antes do colega. Normalmente o professor confunde os alunos trocando o personagem por outro similar como Chapeuzinho verde, Chapeuzinho azul, Chapéu Vermelhinho etc. Esse jogo além de divertir favoreceu os exercícios da atenção, da definição e cumprimento de regras, do respeito e da resolução de conflitos.
Untitled-1Brincadeiras que Ficam – Apresentamos a tela de Pieter Bruegel – “Jogos Infantis”, que retrata várias brincadeiras do século XVI. Ao observar o quadro, os alunos reconheceram brincadeiras como Cinco Marias, Cadeirinha do rei, Perna de pau, entre outras. Registramos na lousa as brincadeiras descobertas na pintura e acrescentamos outras brincadeiras conhecidas pelas crianças. Comparamos então as brincadeiras de hoje com as do passado destacando aquelas dos tempos dos pais e avós, segundo a pesquisa realizada em casa.
Quebra-Cabeça - Teiú Yuri (2)Quebra Cabeça ou Jogo da Memória – Os alunos fizeram um desenho em uma folha quadriculada, procurando ocupar todo o espaço. Pintaram, colaram em uma folha de papel cartão e recortaram, formando um quebra-cabeça. Para o jogo da memória formamos duplas que fizeram desenhos iguais.
Morcego - 01-04 - sudoku (3)Desafios e Jogos Diversos – Exercícios do tipo Racha-Cuca, Sudoku, Caça-Palavras Jogo dos Erros e gincanas diversas para exercitar o raciocínio lógico e a memória.
Morcego-27-03-Frutas (5)Rodas de Conversa e Aulas Expositivas – Aprofundamos em aulas e conversas coletivas o nosso conhecimento sobre a memória orgânica. Apresentamos curiosidades e técnicas para desenvolver a memória.
teiu-16-04-dobradura avião (4)Jogos Externos – Os jogos ao ar livre são muito divertidos e favorecem a prática da memória de procedimento de forma consciente. Esta relaciona-se à execução de movimentos corporais. Praticamos queimada, jogos em roda, com bola e sem bola, corrida, saltos, entre outros.

Confira mais fotos das atividades

cURL error 28: Resolving timed out after 5514 milliseconds

Confira também alguns vídeos das atividades