Navigation Menu+

Projeto Música

2º semestre de 2013

20 de setembro de 2014

Este projeto insere-se no PROGRAMA SUB 15 que atende crianças e adolescentes cursando o ensino fundamental II em escolas públicas de Ilhabela e tem como focos o conhecimento de si, do outro e do ambiente; a autoconfiança; o respeito mútuo; a construção coletiva; a ampliação do horizonte cultural; a comunicação verbal e escrita; o uso adequado da informática; a reflexão e discussão de temas pertinentes à adolescência; o reconhecimento e a valorização da diversidade. É desenvolvido integralmente ao longo de um semestre. SAIBA MAIS

Alunos de 6º a 9º ano – Duração: 4 meses

A música é uma das artes que mais profundamente toca o ser humano. Está presente em praticamente todas as culturas e sua origem é tão remota quanto o início da humanidade. Enquanto diverte a música socializa, desperta emoções e libera a expressividade. Ao praticar a música podemos nos aprimorar nas linguagens oral e escrita; desenvolver a inteligência espacial; a criatividade; a concentração, a paciência; o raciocínio lógico; a coordenação de ações em grupo; a precisão física e mental. Ao pesquisar sobre os diferentes gêneros musicais nos enriquecemos e ampliamos a compreensão de outras culturas e de outros tempos.

As oficinas ministradas buscaram trabalhar o tema Música das mais variadas formas e perspectivas. Utilizamos como recursos as artes plásticas, pesquisas na web, leitura e escrita, brincadeiras diversas, a dança, a interpretação, o registro e a criação de vídeos.

Atividades

Oficina de Linguagem e Expressão

branco - 05-08-13 - qual é a música (3)Qual é a música – Músicas de diferentes gêneros musicais eram reproduzidas e subitamente interrompidas. O aluno que conhecesse a canção corria para a posição em frente ao grupo e continuava cantando.
Trilha Sonora – O que é uma trilha sonora, como ela é pensada e qual é a sua importância no contexto das produções. Os alunos responderam um questionário (quiz) procurando relacionar trilhas reproduzidas aos respectivos filmes. Também atribuíram trilha sonora a pinturas famosas e fotografias.
amarelo-21-08-13- desenhar a música (5)Desenhando a música – O grupo ouviu canções de gêneros diferentes (Ex: Menina de Vermelho – Funk e Que Maravilha! – MPB), discutiu sobre os significados das letras e elaborou desenhos representando-as. Aproveitamos para discutir sobre o estereótipo das personagens descritas nas canções.
DSC_0312Quem é o rei? – Pesquisa sobre os ídolos dos principais gêneros musicais com ênfase em dados biográficos, foto e link das músicas. Esta atividade propicia a prática do uso do editor Word, bem como o aperfeiçoamento dos métodos de pesquisa na web.
DSC_0307Tecido Musical – Trabalhamos noções de estrofe, verso e rima. Tivemos também uma aula expositiva sobre biografia e obra de Vinícius de Moraes, motivados pela comemoração de seu centenário. Apresentamos uma seleção de canções de intérpretes famosos que versam sobre temas sentimentais. Os alunos escolheram algumas e interpretaram o significado das letras. Finalmente, cada grupo escolheu dois versos de cada música e transcreveu-os usando linha e lã coloridas sobre um grande tecido.
foto8Música de protesto – Apresentamos slides com uma seleção de músicas de protesto que foram representativas em períodos históricos importantes como a Segunda Guerra, a Ditadura Militar no Brasil, os conflitos na Irlanda e os Protestos do Brasil na atualidade. Discutimos acerca de diferentes formas de protestar e suas consequências. Na sequência os alunos foram divididos em subgrupos e fizeram um grande painel com mensagens de protesto.

Oficina de Pesquisa e Expressão

prata - 06-08-13 -  linhas do som (3)Linhas de ressonância – Esta é uma experiência sensorial e de registro a partir da percepção dos diferentes componentes da música. Entregamos folhas individuais com pautas e reproduzimos 5 músicas bem distintas quanto a andamento, alturas, melodia e ritmo. Durante cada reprodução os alunos representaram a música numa das linhas, buscando registrar essas diferentes qualidades.
azul - 14-08-13 - pintando com música (1)Música pela pintura – Ouvindo músicas de diferentes gêneros os alunos expressaram pela pintura as sensações e sentimentos vivenciados. Utilizaram metade de uma folha A3 dobrada. Quando finalizaram o trabalho dobraram a folha e produziram uma representação espelhada.
expo-tarde-038-dest2Untitled-3Gêneros e localização – Os alunos pesquisaram e produziram uma extensa lista de gêneros musicais. Foram separados 24 gêneros musicais e colocados em um saquinho para sorteio. Cada aluno ficou responsável por pesquisar na web a origem e as principais características do gênero que retirou no sorteio. Na terceira etapa do trabalho a origem geográfica do gênero foi marcada em um grande planisfério.
Criação de um CD – Finalizamos o trabalho de Gêneros e Localização criando os CDs. Cada aluno elaborou uma lista de músicas com onze gêneros musicais distintos, confeccionou a capa do CD e gravou as músicas escolhidas, levando o produto como lembrança do projeto realizado no semestre.
expo-tarde-039Apresentação dos instrumentos musicais – Montamos uma linha do tempo considerando alguns instrumentos componentes de uma orquestra. Ouvimos obras eruditas e outros gêneros musicais que se utilizam dos mesmos instrumentos. Ao final de cada aula os alunos desenhavam o instrumento estudado – violino, saxofone, flauta, trompete, piano e, finalmente, o seu aparelho de reprodução predileto: o Ipod. Finalizamos a atividade colorindo os desenhos coletivamente. Cada aluno pôde escolher uma parte do desenho para colorir livremente, sem prender-se à aparência usual do instrumento.
 

Oficina de Percepção, Linguagem e Prática Musical

branco- 07-08-13- exercício de pulso (1)Pulso Musical – Em círculo estabelecemos um pulso comum marcado com batidas dos pés no chão e concomitantemente passamos uma bolinha de tênis pelas mãos. O objetivo era não acelerar o ritmo dos pés e tampouco o da passagem da bolinha. Pudemos explorar e refletir sobre a ansiedade e a escuta de si e do grupo. Uma variação desta atividade foi realizada com o grupo organizado em fileiras. Cada fileira devia voltar-se 180 graus de forma sincronizada seguindo um pulso determinado.
branco - 14-08-13 - escuta (11)De onde vem o som – Buscando expandir o repertório de timbres, sonoridades e apurar a audição, oferecemos aos alunos diversos instrumentos, deixando-os livres para explorá-los. Num segundo momento os olhos de alguns foram vendados para que a audição fosse aguçada. Solicitamos então que, guiados pelos colegas, distanciassem-se ao máximo da fonte do som, ouvindo-a à distância e, em seguida, dela se aproximassem. Em subgrupos os alunos com visão deveriam guiar o seu integrante vendado até um ponto definido da sala. Para avançar na direção desse ponto o aluno vendado deveria acertar o nome do instrumento executado no momento.
grupo - 21-08-13 -  batalha de copos (2)Percussão com copos – Ao redor de mesas criamos ritmos com o auxílio de copos e de nossas mãos. Pudemos trabalhar a percepção rítmica, a coordenação e a sincronicidade.
laranja - 27-08-13 - desenho do som (11)Partitura ilustrada – Exercitamos a criatividade e a concentração e a sequência cronológica de uma história contada, desenhando-a em “partituras musicais”. Ao invés de notas musicais, as linhas eram preenchidas com alguma ilustração relacionada à história, seguindo a sua cronologia.
Trailer de um filme Hipotético – Os alunos, divididos em grupos de 4, criaram uma história, caracterizaram seus personagens e escolheram a trilha sonora. Elaboraram os trailers da seguinte forma: a) dividiram a histórias em até 5 etapas; redigiram um texto sintetizando cada etapa; b) montaram uma cena para cada etapa utilizando fantasias e adereços; fotografaram as cenas; c) editaram o material na sala de informática com a ajuda dos programas Movie Maker e Photofiltre; montaram um vídeo por história reunindo fotos, legendas e trilha sonora. (imagens e vídeos)
Cartazes do trailer – Os grupos confeccionaram os cartazes de divulgação de seus filmes, contendo a ilustração, a mensagem transmitida e os “créditos”, mencionando os nomes dos alunos e respectivos personagens e a trilha sonora.

Oficina de Percepção, Dança e Desenvolvimento Grupal

laranja - 06-08-13 música e emoção (3)Música e emoções – Conversa sobre as emoções e como a música pode influenciar nossas emoções. Reproduzimos várias músicas e pedimos aos alunos que descrevessem as emoções que suscitavam. Em seguida criamos uma playlist das músicas preferidas de cada subgrupo, identificamos as músicas que os alunos não conheciam e elegemos a música mais marcante para o grupo.
Quiz gêneros musicais – Axé, blues, bossa nova, clássica, country, eletrônica, forró, funk, heavy metal, jazz, new age, pagode, pop, rap, hip/hop, reggae, samba, sertanejo, rock e MPB. Dividimos o grupo em 5 subgrupos. Cada subgrupo recebeu uma folha com uma lista de gêneros musicais para consultar. O quiz trazia perguntas sobre gênero, intérpretes, e instrumentos musicais.
Efeito da música no corpo – Mostramos um vídeo de irmãs gêmeas reagindo ao pai que tocava violão em 2 momentos: quanto tinham onze meses e dois anos. Em seguida discutimos sobre como o cérebro e o restante do corpo reagem ao estímulo sonoro e porque quando crescemos temos mais dificuldade de fazer movimentos espontâneos. Realizamos a Brincadeira das cores, onde apenas um aluno um fica em pé e, para conseguir sentar, precisa pedir para que o grupo lhe ceda um lugar. A brincadeira foi feita com e sem música.
Danças e gênerosexpo tarde 034 musicais – Elaboração de Vídeos – Assistimos vídeos que apresentam diferentes danças, eliminando o som para verificar se o grupo era capaz de reconhecer o estilo do movimento. Também apresentamos vídeos de astros musicais que marcaram pelo movimento corporal, Michael Jackson e Elvis Presley. Os alunos em grupos escolheram um gênero musical, montaram coreografias, filmaram e editaram os vídeos.
vermelho - 17-09-13 - ilhas (2)Desafio das Ilhas – Conversamos sobre o significado de desafio. Fizemos um aquecimento que nos colocava em situações de cegueira, mudez e de corpos amarrados. Realizamos o Desafio das Ilhas (ver material de referência) e compartilhamos a experiência.

 

Confira mais fotos das atividades

Instrumentos musicais

Gêneros e localização

Quem é o rei

Música de protesto

Tecido musical

Partitura ilustrada

Desenhando a música

Percussão com copos

De onde vem o som

Música pela pintura

Linhas de ressonância

Pulso musical

 


Confira também alguns vídeos das atividades

Pulso Musical

Percussão com Copos

Danças e Gêneros Musicais





























Música e Emoções


Trailer de um Filme Hipotético