Navigation Menu+

Se essa rua fosse minha

Blog do Barreiros

27 de julho de 2016

Estamos muito felizes por terminar o semestre com a inauguração do espaço público cuidado pelos alunos da Associação Barreiros no Projeto SE ESSA RUA FOSSE MINHA.

O sentimento de pertencer à comunidade e o cuidado com o lugar onde vivemos estão na base de uma ATITUDE PARTICIPATIVA que em muito fortalece a DEMOCRACIA. Essa convicção é a grande motivadora dos projetos da Associação Barreiros que abordam a Comunidade como elemento central.

Iniciamos desenvolvimento desse tema em meados de 2014 com a reflexão dos alunos sobre a origem familiar, a própria história, e o ideal de comunidade que possuem. Naquele semestre, convidamos as famílias para um café e bate-papo durante o qual discutimos a ação comunitária e as principais questões que enfrentam nos locais onde moram. Estas discussões, somadas aos dados trazidos pelos alunos, apontaram como principais problemas enfrentados a destinação do lixo, a poluição dos rios e a violência.

Continuamos o nosso trabalho em 2015 realizando uma visita ao bairro de Itaguaçu, onde mora a maior parte de nossos alunos e monitorando a qualidade do córrego que corre na região. Essas experiências foram consolidando a compreensão dos alunos sobre o espaço que ocupam e suas principais questões. Aí veio uma parte bem lúdica: o planejamento e a construção de jogos de percurso com desafios para enfrentar os problemas identificados. O processo deu lugar à ação, originando belas intervenções artísticas e o plantio de um pomar de árvores nativas da Mata Atlântica.

Já em 2016, durante as visitas para manutenção dos canteiros e do pomar, surgiu a iniciativa de CUIDAR de verdade daquela rua. Os diversos grupos foram apontando melhorias que poderiam ser realizadas no local e o projeto SE ESSA RUA FOSSE MINHA foi se delineando. Enquanto alguns grupos elaboravam as cerquinhas para proteção das árvores, outros plantavam as mudas ou decoravam os pneus para a horta, outros ainda produziam as placas explicativas, ou aquelas que alertam para os cuidados que o local merece e, finalmente, havia grupos confeccionando o grande painel com mensagens de amor para afixar no muro da rua.

Nos dias 4 e 6 de julho marcamos a finalização desta importante etapa do trabalho com festa. Foi uma ocupação alegre e ativa do espaço público. Alunos resgataram brincadeiras de rua, como pular corda e pega-pega, apresentaram a dança do bambu, números musicais e distribuíram aos convidados mudas produzidas por eles na horta do Barreiros. Até a fanfarra da EM Prof. Waldemar Belisário apresentou-se na festa!

O resultado de tudo isso? Ah, ainda há muito por fazer, mas você pode ter uma noção do potencial transformador dessa iniciativa visitando a Rua Joaquim José da Silva, no Bairro do Itaguaçu, em Ilhabela, ou apreciando as fotos desses momentos tão significativos.

Confira algumas fotos

Festa de 04/07/2016

Festa de 06/07/2016

Comunidade Ideal

Jogo