Objetivos
- Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome.
- Trabalhar a concentração usando a leitura e escrita.
- Estimular a autonomia na busca de novos conhecimentos.
- Aprender a usar o computador para fins de pesquisa.
- Incentivar o fazer artístico usando a criatividade.
Desenvolvimento
Essa atividade foi realizada para os grupos de crianças com dificuldades em escrita e leitura.
O grupo foi dividido em duplas de trabalho. Cada computador usado por 2 alunos e cada um tinha lápis e papel para anotar o resultado de suas buscas.
Investiguei antes de montar as duplas, quais alunos possuíam algum conhecimento de informática e as duplas foram formadas usando esse critério. O aluno que sabe um pouco mais passa seu conhecimento para o outro que não tem muito contato com o computador. O site utilizado para pesquisa foi: http://www.dicionariodenomesproprios.com.br/ .
Essa etapa foi realizada em uma aula.
Para a próxima etapa dessa atividade, preparei filipetas com os nomes escritos e outras contendo o significado de cada nome pesquisado.
Fizemos um jogo onde todas as filipetas foram embaralhadas e a proposta era encontrarem quais continham o seu nome e o significado. Depois de encontradas, colamos as filipetas num pequeno cartaz e convidamos para que cada criança usasse sua imaginação para fazer um desenho sobre o significado do seu nome utilizando, lápis de cor, giz de cera e canetinhas coloridas.
Enquanto todos desenhavam, o Guilherme Gonçalves soltou essa pérola: “Todas as mentes das crianças são artísticas”.
O resultado final desse trabalho deixou-os muito orgulhosos de suas produções, então resolvemos transformá-los em um quadro para cada um levar e pendurar em suas casas.