Navigation Menu+

Tanabata Matsuri

Blog do Barreiros

20 de agosto de 2015

A tradição do “Tanabata Matsuri” é comemorada anualmente no Brasil pelos imigrantes japoneses. A festa celebra o encontro de um casal apaixonado que foi separado. Segundo a lenda, Orihime, filha de um poderoso deus celestial, apaixonou-se por um jovem pastor. O pai consentiu o casamento dos dois jovens. Porém, casados e imersos em sua paixão, ambos descuidaram-se de seus afazeres cotidianos. Assim, o pai indignado ordenou que o casal vivesse separadamente, um de cada lado da Via Láctea. Segundo a lenda, Orihime é representada pela estrela Vega e o rapaz pela estrela Altair. Foi-lhes permitindo apenas um encontro por ano, no 7º dia do 7º mês (07 de Julho), desde que atendessem aos pedidos vindos da Terra.

Inspirados pela lenda e pelo festival, que reúne música e enfeites tradicionais japoneses, os alunos escreveram seus nomes na grafia japonesa e seus pedidos para este semestre em papéis coloridos: amarelo/dinheiro, rosa/amor, verde/esperança, branco/paz etc.

Os desejos coloriram o bambuzal e outras árvores da Associação. Finalizamos a atividade com uma grande fogueira para queimar os pedidos, permitindo que estes ganhassem os céus até Vega e Altair.

Para que possamos perseguir os nossos sonhos precisamos sonhá-los!!!

Saiba mais sobre os eventos da comunidade japonesa no Brasil:
http://www.culturajaponesa.com.br/ (festivais)

Confira algumas fotos

Tanabata_Matsuri_sub11

Tanabata_Matsuri_sub15