A ideia desta atividade é montar um twister com as figuras geométricas que já foram trabalhadas em sala.
Com um plástico transparente de 2,00 m x 1,40 m, o professor deve dividir proporcionalmente o espaço delimitado de 20 x 20 cm para cada figura, com quatro fileiras de seis figuras cada. Os alunos desenham moldes para as figuras que desejam colocar no tapete, por exemplo: moldes do círculo, quadrado, retângulo e triângulo, com tamanhos específicos de 20 x 20 cm. Nesta etapa, é possível trabalhar o grupo e conceitos matemáticos, como régua, unidade de medida e as características das próprias figuras. Depois dos moldes feitos e conferidos, os alunos precisam redesenhar no papel contact para colar no plástico transparente. Cada aluno cola sua figura para montar o jogo.
Para a escolha de cada jogada, onde o juiz comanda, são feitas cartas de “sorteio”. Cada carta contém qual membro, qual lado e qual figura serão da jogada. Por exemplo: mão esquerda no triângulo. Lembrando que no jogo só pode encostar pés e mãos no tapete e todos jogam ao mesmo tempo. É legal trabalhar bem as regras com os alunos, inclusive é um bom momento para trabalhar leitura e escrita.
Depois de montado, é só deixar os alunos se divertirem brincando. Ganha quem conseguir se manter no jogo sem cair e sem encostar outras partes do corpo no tapete.