Navigation Menu+

Visita dos fulni-ô

Blog do Barreiros

23 de Abril de 2015

Os alunos do SUB 11 receberam com muito interesse os índios da tribo de Pernambuco. Todo mundo queria fazer perguntas e compreender melhor a vida dessas pessoas aparentemente tão diferentes de nós.

Os Índios Fulni-ô são uma etnia que habita a região próxima à cidade de Águas Belas, em Pernambuco. É o único grupo do nordeste brasileiro que manteve viva e ativa a própria língua, o Ia-tê. A língua é considerada sagrada e mantém a identidade de seu povo. Essa etnia também é valorizada por preservar em segredo um ritual sagrado chamado Ouricuri. A tribo vive em uma região onde há quatro anos não chove expressivamente. A degradação ambiental impossibilita que tire seu sustento do cultivo, da caça e de tudo que a natureza fornecia anteriormente. De tempos em tempos, alguns de seus índios são designados pelos líderes da Aldeia (Cacique e Pajé) para sair em comitivas por várias regiões do Brasil, realizando um intercâmbio com a população não indígena. A intenção é divulgar sua cultura na forma de exposições, palestras e apresentações.

A visita foi muito oportuna já que neste semestre temos enfatizado a formação e o desenvolvimento de grupos em nossos projetos. Antes da visita os professores trouxeram as informações essenciais sobre o grupo e discutiram com os alunos, levantando seu conhecimento prévio sobre o tema e as dúvidas, que foram colocadas aos índios durante sua apresentação.

Confira algumas fotos

visita dos fulni-ô